sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Descongelamento do Sêmen Bovino



O sêmen aplicado deve ser de boa qualidade fecundante e sanitária e procedente de empresas credenciadas pelo Ministério da Agricultura, como aquelas filiadas à ASBIA – Associação Brasileira de Inseminação Artificial.
         
Muitos estudos comprovam que nenhum outro método se mostra tão eficiente para o trabalho de campo quanto o descongelamento feito em água à temperatura entre 35 e 37°C. Quando o sêmen é descongelado em temperaturas inferiores a esta (no bolso, na mão, água a temperatura ambiente, “na vaca”, etc.) o tempo de descongelamento é maior permitindo nova organização de cristais de gelo, o que provoca danos em várias partes dos espermatozóides.  Entre os danos destaca-se quebra da cauda, rompimento das membranas plasmática (parede celular) e do acrossoma (responsável pela penetração no óvulo). Na temperatura entre 35 e 37°C por 30 segundos a velocidade de descongelamento é rápida o bastante para evitar a reorganização destes cristais, o que promove a sobrevivência de um maior número de espermatozóides viáveis, proporcionando assim maior poder fecundante da dose descongelada conforme mostra o gráfico abaixo:

Entre outras variáveis o Descongelamento do Sêmen exerce grande influência na taxa de prenhez, e entre todos os métodos o Descongelador Eletrônico tem se revelado como o mais eficiente

Devemos ainda considerar que nesse rebanho cada inseminação perdida significa atrasar em 21 dias a produção de 413 Kg de leite, em 15 vacas significou 6.195 Kg de leite, e quanto mais inseminações perdidas mais fêmeas em atraso e maior a perda anual da produção de leite.

Quando um grande número de fêmeas precisa ser inseminado no mesmo horário ou na prática da IATF, o trabalho pode ser agilizado com a retirada e o descongelamento simultâneo de doses de sêmen a serem utilizadas.

Sêmen Sexado
No uso do sêmen sexado é recomendado o descongelador elétrico , pois o mesmo requer ainda mais cuidados no manuseio, sendo imprescindível um perfeito descongelamento para garantir o sucesso do trabalho.


Ricardo Reuter Ruas
Médico Veterinário
Diretor - Fertilize
Consultor da ASBIA - Associação Brasileira de Inseminação Artificial.
Adaptado : AgroPecuaVet.







Nenhum comentário:

Postar um comentário